.png)

O que é Parentalidade Compassiva?
Parentalidade Compassiva consiste na aplicação da Terapia Focada na Compaixão no contexto parental para facilitar relacionamentos positivos entre pais e filhos.
Atualmente temos mais clareza de que a forma como criamos nossos filhos é muito importante para o seu desenvolvimento cerebral, sua fisiologia, competências sócio-emocionais e comportamentos. Graças a inúmeras pesquisas rigorosas de cientistas durante os últimos tempos nos campos da psicologia do desenvolvimento e familiar, da epigenética e neurociência que a percepção de quem lida diariamente com as crianças é confirmada.
Nosso corpo é projetado para ser regulado pelos outros. Nós humanos, somos mamíferos, e como tal, nos desenvolvemos melhor quando recebemos parentalidade acolhedora, previsível e responsiva do nosso prestador de cuidados.
Tudo isso é a provisão de uma base segura, que promove a tranquilização e a calma.
E é a partir da tranquilização, calma e segurança que conseguimos aprender e memorizar, não apenas em termos escolares, mas em relação à vida, sobre nós mesmos, sobre como nos regulamos nas nossas relações sociais. Por isso a importância da criança ser acolhida e se sentir segura no maior número de ambientes e relações possíveis desde cedo.
Já sabemos o quanto pais que praticam validação e encorajamento da expressão emocional na infância, ajudando a ensinar os filhos por meio da experiência emocional e ajudando-os a regular suas emoções utilizando estratégias úteis, levam os filhos a desenvolver maior competência, enfrentamento social e regulação das emoções no futuro.
É possível escolhermos o caminho de uma disciplina baseada no respeito, encorajamento e construção de relação de confiança.
Terapia Focada na Compaixão
Dr Paul Gilbert, (Inglaterra) é o fundador da Terapia Focada na Compaixão e fundador e presidente da Compassionate Mind Foundation. Paul é um pesquisador e praticante na área de compaixão com renome internacional. Ativamente envolvido em pesquisa e tratamento para pessoas que enfrentam uma ampla gama de dificuldades da vida, trabalhando em ambientes clínicos e não clínicos, por mais de 45 anos. A Terapia Focada na Compaixão procura ajudar aqueles que passam por problemas transdiagnósticos como vergonha, autocrítica e trauma, e dificuldades de saúde mental mais específicas, como depressão e ansiedade.
"A Terapia Focada na Compaixão está baseada na teoria da mentalidade social e, em especial, em como mudar as pessoas de uma motivação competitiva focada no self e na ameaça para uma motivação de cuidado. Logo, a TFC oferece esperança para ajudar os pais a se engajarem em trocas motivacionais, possibilitando que tanto cuidador primário quanto filho se engajem na interação de prestação de cuidado/ recebimento de cuidado que possibilita que ambos prosperem."
“Nossas mentes e corpos foram construídas para nós e não por nós” Dr Paul Gilbert
Saiba mais
-
Gilbert, P.; Simos, G. Terapia Focada na Compaixão: aplicações e prática clínica. Porto Alegre: Artmed, 2024.